quinta-feira, 18 de março de 2010

Lanterninhas # 01: Os enviados de Deus

Para você que gosta de velharias, veio à sessão certa. Estamos estreando a coluna Lanterninhas, referência esta a um dos ícones de gerações outroras, quando seus pais, ou avós, iam ao cinema e não podiam namorar em paz porque tinha um pentelho com uma lanterna tentando manter a ordem no recinto. Sempre que encontrar esse nome no título, acostume-se: é sobre filmes antigos que falaremos. E fiquem sabendo, tanto vocês leitores, como os outros colaboradores do blog, que eu, o rei da comédia, estipulei que aqui, só entrará filmes de 1995 para trás!

E a jornada começa com o filme Não Somos Anjos (We're no Angels), realizado no ano de 1989, tendo o bom Neil Jordan, responsável por Traídos Pelo Desejo e Entrevista com o Vampiro na direção, e conta com um ótimo elenco que tem Robert De Niro, Sean Penn, Demi Moore e o competente John C. Reilly ainda em começo de carreira.

O filme se passa no ano de 1935. De Niro e Penn são presidiários em uma pequena cidade dos Estados Unidos, proxima à fronteira com o Canadá. Eles são convocados para testemunhar a execução de um condenado à pena de morte dentro da própria penitenciária. Quando o futuro executado escapa da morte iminente e consegue a sua fuga, leva consigo a dupla, que veem a oportunidade de escaparem da cadeia junto com o rebelado.

Ao fugirem da prisão, De Niro e Penn são confundidos acidentalmente com dois padres famosos que estão a caminho da cidadezinha. A partir daí, os dois farsantes farão de tudo para conseguirem atravessar a fronteira e conquistarem a liberdade definitiva, passando-se por enviados de Deus. Mas uma sucessão de erros acaba adiando essas tentativas, o que deixa o filme, além de divertido, interessante.

Vale a pena conferir como Sean Penn começava a construir o seu caminho para se tornar um dos maiores atores da atualidade, vencendo dois prêmios Oscars de melhor ator, 15 anos após a atuação nesse filme. Já Robert De Niro era consagrado mundialmente quando protagonizou Não Somos Anjos, apenas colhendo os frutos por suas fantásticas performances como em Táxi Drive e no filme que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, Touro Indomável, de 1980.

Demi Moore está belíssima -mais em beleza do que em atuação, é verdade- no papel de uma prostituta que tem uma filha surda e muda, fazendo De Niro ter a ideia de utilizar a criança para seu plano de fuga para cruzar a fronteira (e para chegar perto da mãe também). A questão religiosa está bastante presente neste longa-metragem, mostrando como a fé pode mobilizar uma população inteira, mexendo com as crenças e convicções de todos, em um tempo onde o poder da Igreja ainda era fortíssimo.

Existe um filme homônimo de 1955, que tem no elenco Humphrey Bogart e a direção de Michael Curtiz. A história tem também uma fuga de ladrões, mas apenas serviu de inspiração para o filme de 1989, ou seja, não se trata de uma refilmagem, e sim de possuir algumas referências do filme mais antigo. O longa-metragem de Neil Jordan é uma comédia leve, com situações engraçadas, sendo agradável para várias gerações. Não Somos Anjos, recomendável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário